terça-feira, 5 de julho de 2011

Pluralidade.

A sociedade é plural. É diversa, variada, cheia de diferenças. Alguém já se achou igual por aí? Todos somos únicos, e todos somos diferentes. E isso parece tão óbvio que chega a doer. Dói aos olhos, dói na identificação. A sociedade está repleta de minorias, e todos os dias é cada uma defendendo-se. Mas e a defesa, é de que/quem, mesmo? De si mesmo? Dos outros?
Homossexuais. Negros. Índios. Albinos. Transexuais. Travestis. Altistas. Ateus. Prostitutas. Pobres. Nordestinos. E o que define mesmo a razão pela defesa dos direitos? A diferença? Por Deus!
Ser diferente, já é por si só uma obrigação. Pensamento não se iguala, no máximo, se identifica. E as afinidades são variadas, devem ser respeitadas.
Daqui a pouco, vou ter a necessidade de me apresentar assim: Eu? Meu nome é Amanda, crente em Deus, crente na vida, crente nos homens. Nordestina, a favor dos gays, dos héteros, do livre arbítrio pra fazer da sua vida o que você quiser. Defensora do seu direito de ir e vir, de dizer o que pensa, de mudar de sexo se sentir necessidade. Mas não ofenda a mim, nem agrida a você mesmo. Roube só meus sorrisos, agrida só meu mau humor, só desrespeite minha vontade quando esta por em perigo meu dicernimento - e olhe lá! Tenha caráter, tenha valores, carregue amor. O que você é ou deixa de ser, não é a mim que você tem que responder. Viva as diferenças, gente! E uma pitada de respeito, por favor.
Tenha perguntas. E se encontrar respostas, e estas te bastarem, vá ser feliz com elas (!)

 

Um comentário:

  1. Adorei o texto o/ se todos pensassem assim o mundo seria bem melhor :) acabei de ler um trecho de um autor desconhecido "Nós, seres humanos, costumamos não aceitar aqueles que não se encaixam em nossos modelos e, com isso, cuidamos de perceber as diferenças deles como sendo defeitos."...e digo o mesmo que você ..viva as diferenças, gente!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Será sempre bem-vindo (a)!