Uísques

Este espaço não se destina a considerações de nenhuma "expert". Quis criá-lo pela identificação, pelo gosto, por acréscimo de notas esclarecedoras. Faz parte das bebidas que mais gosto. Das que me trazem sabor, prazer, lembranças boas.
E como diz Vinícius de Morais:
"O uísque é o melhor amigo do homem, ele é o cachorro engarrafado".

O uísque (em inglês whisky ou whiskey, abreviatura de usquebaugh a partir do gaélico uisce beatha) é uma bebida alcoólica destilada de grãos, muitas vezes incluindo malte, que foi envelhecida em barris. Sua graduação alcoólica tem teor de 38 a 54% de álcool etílico em volume a uma temperatura de 20 °C, segundo a Legislação Brasileira.
"Whisky" é o nome geralmente dado à bebida no Reino Unido (incluindo a Escócia), no Canadá e no Japão, enquanto o termo usado nos Estados Unidos e na Irlanda é "whiskey".
O uísque é uma bebida rigorosamente regulamentada; possui denominações de origem e várias classes e tipos. A característica comum desses diferentes classes e tipos é a fermentação dos grãos e a destilação máxima de 80% de álcool para os de milho e 90% de álcool para os de outros grãos, antes da adição de água, para reter os sabores dos grãos usados para fazer a alcoolização.
O uísque ganha 60% do seu sabor baseado no tipo de barril usado no seu envelhecimento, por isso a maioria das classificações baseia-se no tipo de madeira usado e na qualidade da flambagem e queima da madeira. Para o uísque Bourbon, por exemplo, é legalmente exigido que se envelheça em barris de carvalho flambados.

O prazer de beber uísque
O uísque é uma das bebidas alcoólicas mais admiradas e conceituadas em todo o mundo e à sua volta estão reunidos milhares de apreciadores. A sua ingestão proporciona prazeres e sensações diferentes e isso levanta muitas questões: Como é que deve ser servido um uísque? Deve ser servido puro? Com umas pedras de gelo? Deve ser acrescentado um pouco de água ao Bourbon clássico? Não existe unanimidade na forma como um uísque deve ser servido, mas a melhor maneira de o beber passa por desfrutar e apreciar todos os seus sabores da maneira que lhe dá mais prazer. Acima de tudo, deve encontrar a forma que lhe dá mais gozo em beber o seu copo de uísque, independentemente de este ser com gelo, água ou puro.

Quando se deve adicionar água ou gelo a um uísque?
A apreciação de um uísque não é consensual pois depende da forma como ele é degustado. Uns preferem a bebida no seu estado puro e outros preferem adicionar água ou gelo para aperfeiçoar os seus sabores e aromas principais. Saiba quando deve adicionar água ou gelo a um uísque e descubra a maneira que lhe dá mais prazer bebê-lo.
No mercado atual, existem vários tipos de uísques e estes variam de acordo com a idade e com o volume de álcool. Estas características afetam diretamente a degustação e a descoberta dos sabores espirituais de um determinado uísque e é por isso que alguns apreciadores acrescentam água ou gelo para que consigam apreciar um uísque ao seu gosto. Durante uma prova, a água ou o gelo podem ser adicionados a um uísque nas seguintes situações:

A dosagem do whisky: Todas as destilarias indicam que a dose recomendada para a prova de um whisky não deve exceder os 28 mililitros. Nesta fase, é fundamental pegar sempre no copo de whisky pelo seu pé, para não adulterar o sabor puro da bebida.

O cheirar do Whisky: Um bom apreciador deve assimilar o aroma do whisky antes de o provar, pois essa é a forma correta de estudar a sua cor, o seu caráter e a sua pureza. Deve fazê-lo em três passos:
1.Colocar o nariz dentro do copo de whisky e inspirar todo o vapor de álcool que nele esteja contido. Em seguida, deve posicionar o copo contra a luz e observar se a cor se mantém igual ou se a sua gradação é alterada.
2.Aguardar cerca de dois/três segundos e agitar o copo em todas as direções para analisar o estado da cor.
3.Colocar o copo de whisky junto ao nariz e, à medida que for inspirando, deve rodar o copo de uma narina para a outra. Assim saberá se o whisky tem caráter, se é puro e conhecerá a sua essência.

O adicionar de água: Ao acrescentar água a um determinado whisky está a fazer com que o volume de álcool desça 35%. Dessa forma, está a “abrir” o whisky e a torná-lo mais acessível ao seu paladar.
A idade é um fator muito importante que determina o paladar de um whisky e os mais novos (12 anos ou menos) precisam de água para adocicar o seu sabor; para aqueles que são mais velhos (15 anos ou mais) a água não deve ser adicionada pois retira o aroma principal do whisky.
Também não deve utilizar água com gás, nem gelo, pois assim retirará o sabor original do respetivo whisky.

A prova do whisky: Este é o momento mais ansiado e é aquele que determina o sabor final de um determinado whisky. Com um pequeno gole, deixe o whisky repousar na boca e mantenha-o preso durante um período de 20 ou 30 segundos. Esse é o tempo ideal para ficar a conhecer toda a pureza da bebida e assim conseguirá apreciar e retirar todos os seus sabores principais. Deve provar sempre um whisky duas vezes para desbloquear e descobrir todos os seus sabores.

Uísque escocês
Malte puro (pure malt) é feito com 100% de cereais maltados provenientes de uma única destilação e, por isso mesmo, pode apresentar sabores diversos de acordo com cada processo. Os puro maltes podem ser engarrafados como single malt, ou seja, destilado em apenas uma única destilaria, ou como vatted onde misturam-se vários uísques de diferentes destilarias. Entre os apreciadores, é comum afirmar que o single malt é um músico solista se apresentando, enquanto o vatted é toda a orquestra tocando junta.
Blended é feito com uma mistura de destilações diversas calibradas de forma a se chegar sempre a um mesmo sabor para aquele uísque, sendo muito mais barato do que os acima mencionados. Nestes uísques ocorre uma mistura de maltes puros com destilações feitas a partir de outros cereais não maltados como o milho e o arroz. Os blends identificam quase sempre o tipo de uísque que está na base da sua produção, por exemplo, escocês blendado ou canadense blendado.

Há quatro tipos de uísque reconhecidos oficialmente na Escócia:
O primeiro deles é o single malt, com registros históricos que datam de 1494. Um destilado exclusivo de cevada, é o tipo mais raro e caro de uísque. Existem 87 destilarias deste tipo em toda a Escócia e cada uma faz um produto diferente. O single malt deve ser tomado puro, sem gelo, e em copos pequenos.
O segundo tipo de scotch é o vatted, uma mescla de dois ou mais barris de single malts. Antigamente chamado de "puro malte", teve seu nome modificado para não confundir os consumidores. O vatted deve ser apreciado da mesma forma que o single malt.
O terceiro estilo é o grain whisky, destilado de grãos, principalmente do trigo, milho e centeio. A produção industrial, mais simples e barata, foi desenvolvida em 1853 pela destilaria Usher's a pedido de clientes ingleses. O grain pode ser tomado em copos de qualquer tamanho, com ou sem gelo.
O quarto estilo é o blended, o mais popular dos scotches. Ele nasce da mistura de grains e single malts e normalmente possui na sua composição cerca de quarenta uísques diferentes. O blended standard não tem indicação de idade, mas a bebida só pode ter a denominação de scotch se envelhecer no mínimo três anos em um barril. Hoje, mais de 80% do uísque consumido no mundo é do tipo standard.
Os uísques single malt e vatted devem ser bebidos puros, gelados ou não. Já os do tipo blend podem ser bebidos puros, com água ou gelo, ou ainda misturados a outras bebidas tais como soda, Rye & Coke ou Rye & Ginger Ale.