sábado, 11 de julho de 2009

Doces problemas...

O que importa não é o acontece com você, mas como acontece com você. Otimismo sozinho não resolve e pessimismo atrapalha. Ter uma atitude pessimista é "jogar a toalha" antes da hora.
Fazer acontecer não significa que temos de fazer as coisas sozinhos. Trabalho apenas não resulta em sucesso. Mas sucesso só existe onde há trabalho. Viver é aprender, e aprendemos fazendo.
No caminho oposto, não há entusiasmo pela vida. O Brasil é o paraíso das oportunidades. Todo estrangeiro diz isso. É preciso que também vejamos isso.
Impossível é o que ninguém faz, até que alguém, faça. Se tirar os problemas da sua vida, você acaba com ela. Os problemas são nossos melhores amigos. São o caminho para buscarmos a mudança e atingir o êxito. Pense sobre seus problemas, eles podem ser a chave do sucesso!
Este texto, extraído do livro "A arte de saber viver" de Gilclér Regina, na primeira vez que o li, teve um certo impacto sobre a compreensão de sua mensagem principal. Como enxergar os problemas de uma forma tão otimista assim? Na prática é diferente: ao encarmos alguma dificuldade, o pessimismo e a culpa para si próprio é inevitável. Em alguns casos, os problemas são tão constantes e frequentes, sem solução, que o sentimento de derrota, depressão, inferioridade, batem à porta mesmo nós nos esforçando ao máximo em não querê-los, mesmo não resolvendo nada. O ser humano é assim, com suas fraquezas, e em muitas vezes, não está pronto para superar e encarar os obstáculos que surgem.
Como flexionar a mente para encarar estes pensamentos tão frequentes, que insistem em povoar a mente? A resposta está nas entrelinhas do texto acima, que agora enxergo mais claramente.
O pessimismo só atrapalha, de fato. Podemos trabalhar incansavelmente a vida toda, e não obtermos sucesso. Porém, de acordo como as coisas acontecem conosco, e da forma que encaramos nossos desafios, internos e externamente, o sucesso só é alcançado com o trabalho, incansável, superável. Trabalho de correr atrás quando há o desemprego. Trabalho de querer uma promoção quando já está empregado, e é de merecimento o reconhecimento. Trabalho este que consiste na superação, sempre, mentalmente, fisicamente, em superar-se. Difícil? "Viver é aprender, e aprendemos fazendo"...
A reflexão inicial sempre é a chave para decidirmos onde queremos chegar - sempre!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Será sempre bem-vindo (a)!