Escolher: processo mental que envolve julgamento, decisão, análise. Optar por algo. Aplicação do livre-arbítrio. O isso - ou o aquilo.
Todos nós chegamos a ela diariamente. Algumas delas mais fáceis, outras mais complexas, outras automáticas, inconscientes, dedutórias, impulsivas, bobas, decisivas. E com o grau de importância de cada um, cada uma delas se torna melhor ou pior em seus determinados momentos.
É o cá ou o lá, é o sim ou o não, o liga ou não liga, a briga ou o perdão. Quente ou frio, cheio ou vazio, o toca ou não toca. É o ser ou não ser: eis a questão!
Fazemos escolhas em tudo: desde a cor da meia que vamos calçar hoje, à como iremos conduzir nossas vidas. Lidamos com fazer opções sempre, continuadamente.
Ou somos felizes ou tristes, ou queremos algo, ou não.
Parece simples, não? Mas para fazê-las, às vezes, exige de nós mesmos uma batalha enorme: que vai desde a ensinamentos de uma vida inteira, à novos paradigmas impostos com o decorrer do tempo (que passa, exige, impõe, modifica, grita!).
Fazer escolhas consiste basicamente em decidir o que é melhor ou pior para aquele momento em que estamos. É pensar no hoje, nas consequências do amanhã e ter um bom olhar para o passado. É ter noção de que optando pelo caminho A, nunca iremos saber qual resposta teríamos se fôssemos pelo caminho B e vice-versa. É não poder voltar atrás. É investir nisso, ou naquilo, é ter consciência que sempre descartamos algo. É também apostar: em si mesmo, nos outros, nos vários caminhos que iremos fazer. É colocar sentimento, equilíbrio, sorte e uma dose de oportunidade para as coisas darem certo.
Querer fazer. Chegar lá. Lidar com os possíveis obstáculos que você irá encontrar (e mesmo assim dizer que não vai perder as esperanças). Todas são escolhas: únicas, instransferíveis, que cabem somente a nós mesmos!
"Respeite as escolhas do outro com a mesma importância que gostariam que respeitassem as suas!"
E eu respeito - (e espero) - que tudo dê certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário. Será sempre bem-vindo (a)!