sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Carroça Vazia

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:
- Além do cantar dos pássaros, você esta ouvindo mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
- Estou ouvindo um barulho de carroça.
- Isso mesmo, disse meu pai, é uma carroça vazia.
Perguntei ao meu pai:
- Como pode saber que a carroça esta vazia, se ainda não a vimos?
- Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça esta vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.
Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grossura inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de todo mundo e, querendo demonstrar que é a dona da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
"Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz..."
(Autor desconhecido)

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Assalto (!)

Recife: um dos maiores índices de violência no Brasil. Por mais que esta realidade esteja estampada em todas as pesquisas, é difícil imaginar-se na situação de ser assaltado qualquer que seja o dia. Qualquer que seja o vacilo dado. Passei boa parte de tempo investido em pensamentos de como seria se acontecesse comigo. Reações? Medo? Paralisia? ...
4 anos de vivência Recifense: sou do interior de Pernambuco e não é novidade para muitos leitores. O medo e a cautela sempre estiveram presentes no meu dia a dia, a presença de Deus sempre pulsante nos meus passos dados diariamente.
O dia correu de forma tranquila, um dia de trabalho como outro qualquer...
Mas na volta para casa eis que me deparo com a possibilidade: estava sozinha à noite, voltando em um trecho considerado perigoso para muitos, só que não tinha me dado conta ainda.
E... como brincar com a sorte não é tão favorável assim, tive a primeira experiência na dita tão violência da cidade.
Mas... alguma coisa deu errado! Não senti medo. Não senti pavor. Não fiquei paralisada.
Na primeira abordagem feita, senti nos olhos daquela criança de aproximadamente 13 anos, mais medo e insegurança do que eu poderia vir a sentir com a possibilidade de vir a acontecer alguma coisa. Ele estava inseguro, não sabia se comportar... Estava fingindo ser uma pessoa pela qual não tinha nada a ver com o olhar dado por ele.
Como pode isso?
.
(texto em construção)

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Eça de Queiroz

"O amor eterno é o amor impossível. Os amores possíveis começam a morrer no dia em que se concretizam." Eça de Queiroz .

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Palavras gravadas para o resto da vida!

Deixe que o tempo passe... Se agarre as certezas que você possui, e as incertezas deixe que o tempo esclarecerá. O limite estava presente, descobrindo detalhes que se acumulavam numa velocidade excruciante... Onde a decisão se faz necessária!
E a partir do momento que sentimos que qualquer relacionamento está nos machucando mais que o "normal"... O melhor mesmo talvez seja o término dele. Mas ainda com força suficiente para levantar a cabeça e continuar. Melhor do que deixar rolar até chegar a uma situação insustentável, insuportável em que o desgaste de acabar se tornaria ainda maior. Acabar um relacionamento que foi muito importante e com uma pessoa que sem dúvida vai ser sempre lembrada... Não é fácil. A questão é... Por mais que saibamos a pessoa maravilhosa que temos ao lado, com virtudes e defeitos, qualquer pessoa fora da situação vê que o momento é de renovação, de respirar algo que não seja um relacionamento que estava se desgastando, viver e sentir algo diferente disso. Não tenha dúvidas que a falta vai se tornar constante, principalmente naquelas pequenas coisas do dia a dia. Vai ser difícil também continuar firme, existirão os momentos de querer voltar atrás, a dúvida vai existir se a decisão tomada foi a correta, a saudade vai apertar... Mas não tem ninguem que saiba mais dos nossos limites do que nós mesmos. Cada um conhece seus limites melhor do que ninguém... E cada um também é capaz de saber o sentimento que carrega pela outra pessoa. Ah... O tempo! O tempo muda muita coisa. Ele pode mudar sentimentos, modificar situações, atenuar as dores, dar certezas inimagináveis... Curar feridas abertas... Cada um sabe os medos e incertezas que carregam em um relacionamento, as inseguranças de um futuro não tão distante. (...)
Essas palavras vou sempre guardá-las comigo. Texto adaptado de palavras confortadoras de uma grande amiga! A melhor certeza que podemos ter, em tempos difíceis, é a segurança confortadora de pessoas leais e que querem nosso bem independente de qualquer situação. Para isso, valorizemos familiares, amigos, irmãos que pudemos escolher na caminhada que Deus permitiu que tivéssemos. Obrigada (de coração) a todos que fazem parte da minha teia de boas pessoas, de companhias indispensáveis.
Amanda Negreiro.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Texto adolescente.

O texto é da minha adolescência. Não é tão novo (nem tão velho)... rs... Mas me deparei com ele num momento único e quis a presença dele por aqui.
Você vai encontrar um homem que te chame de LINDA em vez de gostosa. Que te ligue de volta quando você desligar na cara dele. Que deite em baixo das estrelas e escute as batidas do seu coração, ou permaneça acordado só para observar você dormindo. Espere pelo homem que te beije na testa. Que queira te mostrar para todo mundo mesmo quando você estiver suada. Um homem que segure sua mão na frente dos amigos. Que te ache a mulher mais BONITA do mundo mesmo quando está sem nenhuma maquilagem e que insista em te segurar pela cintura. Aquele que te lembre sempre o quanto é sortudo por estar ao seu lado! Aquele que te faça sorrir por um segundo. Espere por aquele que esperará por você...
Aquele que vire para os amigos e diga: -É ELA!
...E me sinto no direito de completar:
"Que só sinta a necessidade de estar ao seu lado. Que a sua presença satisfaça toda e qualquer carência existente. Que ele não fique em dúvida quando as brigas estiverem presentes. Aquele que fique do seu lado quando você pisa na bola. Um que te apoie quando você estiver no fundo do poço! Aquele que olha nos seus olhos e te inunde de segurança necessária pra te fazer acreditar que só existe você no mundo!"
.

domingo, 8 de novembro de 2009

O SEGREDO - Por Clarice Lispector

Há uma palavra que pertence a um reino que me deixa muda de horror. Não espantes o nosso mundo, não empurres com a palavra incauta o nosso barco para sempre ao mar. Temo que depois da palavra tocada fiquemos puros demais. Que faríamos de nossa vida pura? Deixa o céu à esperança apenas, com os dedos trêmulos cerro os teus lábios, não a digas. Há tanto tempo eu de medo a escondo que esqueci que a desconheço, e dela fiz o meu segredo mortal. .

Olhando por outro lado.

Pergunto a Masao Masuda como os japoneses conseguiram conquistar certos mercados, que antes eram dominados pelos americanos. “Muito simples: os americanos têm uma ideia, trancam-se numa sala com pesquisas, tomam decisões, e gastam uma energia imensa para provar que estavam certos”. “Nós não queremos provar nada a ninguém: deixamos que cada ser humano manifeste suas necessidades, e procuramos solucioná-las. O resultado prático é que cada um termina comprando aquilo que já desejava antes”. E conclui: “quem só deseja demonstrar que está certo, termina por agir errado”.
Postado na coluna de Paulo Coelho em 06 de novembro de 2009

sábado, 7 de novembro de 2009

Excruciante!

Não!
Não me peça para fingir.
As pessoas vão ter de mim o que me derem delas.
Dou o melhor de mim, para quem se dá.
Não sei dar um sorriso bonito para quem não quero.
Não sei dar um olhar sincero para quem não oferece o seu.
Não sou difícil de ler, faço da reciprocidade minha rotina, apenas (!) - Amanda Negreiro.
Estou lendo e sentindo Clarice Lispector... Faço das palavras dela, minuciosamente, as minhas. Sempre fico com a sensação que ela escreveu tudo que eu queria declarar com palavras.
Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar.
(...)
Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca.
(...)
E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar.
(...)
...Que minha solidão me sirva de companhia. Que eu tenha a coragem de me enfrentar. Que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo. (...)
E nem entendo aquilo que entendo: pois estou infinitamente maior que eu mesma, e não me alcanço.
(...)
Tenho várias caras. Uma é quase bonita, outra é quase feia. Sou um o quê? Um quase tudo.
(...)
Minhas desequilibradas palavras são o luxo do meu silêncio.
(...)
Acho que devemos fazer coisa proibida – senão sufocamos. Mas sem sentimento de culpa e sim como aviso de que somos livres.
.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Espiritual... (lindo!)

O texto é de Thomas Merton, monge trapista:
“A vida espiritual se resume em amar. E o amor, é claro, significa mais que sentimento, mais que caridade, mais que proteção. O amor é a identificação completa com a pessoa amada - sem a intenção de fazer o bem ou ajudar”. “Quando se tenta fazer o bem através do amor, é porque estamos vendo o próximo como um simples objeto, e estamos vendo a nós mesmos como pessoas generosas, culta, e sábias. Isto, muitas vezes, pode resultar numa atitude dura, dominante, brutal”. “Amar é comungar com quem se ama. Ama teu próximo como a ti mesmo, com humildade, discrição, e reverência. Só assim é possível entrar no santuário do coração alheio”.
Postado no blog de Paulo Coelho, dia 30 de outubro de 2009.
.

Frases e Pensamentos... (de outras pessoas).

Não ser útil a ninguém equivale a não valer nada. (René Descartes)
.
Não sobrecarregues os teus dias com preocupações desnecessárias, a fim de que não percas a oportunidade de viver com alegria. (André Luiz)
.
Não é digno de saborear o mel, aquele que se afasta da colméia com medo das picadas das abelhas. (William Shakespeare)
.
Não é gostoso ficar sem ter o que fazer; o divertido é estar cheia de obrigações e não fazer nada. (Mary Little)
.
Tantos livros na estante. E acabo folheando o coração. (Eugênio Leandro)
.
Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos. (Galileu Galilei)
.
Não pondero, sonho. Não me sinto inspirado, deliro. (Fernando Pessoa)
(...)
Bem, aqui está uma amostra do quanto minha mente quer produzir hoje: nada versus nada! rs... Mas me contento em ler essas pequenas amostras de mentes brilhantes... E é bom atualizar esse espaço de vez em quando também né?
Minha inspiração correu, fugiu de mim e ainda não tive a coragem de ir procurá-la... :)
Um bom novembro para todos (!)