segunda-feira, 5 de março de 2012

Despertar (!)

E depois de alguns desencontros finalmente me enxergo. Encontro-me em cenário aberto, limpo e claro, pronta pra começar novamente. Permissiva para dar mais outros tantos passos largos, com fôlego pra aguentar mais outras tantas dificuldades, sem perder o ritmo e o compasso de quem quer sempre superar a si mesma e quem acredita na vida (e nas pessoas).
...
E não importa o tempo que se demore para respirar e se encontrar de novo. O tempo de espera e de silêncio muitas vezes nos acrescenta mais que outros tantos momentos vividos em emoções às pressas. Encher o pulmão de gás e sentir o peito enchendo de novas energias é saber dar o devido valor a que esse intervalo tem. 
E isso, por que é necessário se permitir desacelerar. Perceber o que acontece à sua volta e simplesmente sentir. Sentir as pessoas, as mudanças, as transformações e as tantas surpresas que a vida nos faz.
...
Esses dias um grande amigo, ao qual de uma maneira única sabe fazer com que eu paralise por alguns momentos, me fez perceber o quanto frágil são as reviravoltas da vida, e o quanto que o tempo pode influenciar no caminhar de tudo. Ele com sua forma encantadora de contar histórias, ao contar mais uma de suas experiências vividas durante os anos que a vida o presenteou, me relatou a perda de alguns anos de sua trajetória baseado em suas escolhas diárias e definitivas. Com a sua forma de me silenciar me fez refletir o quão longo (e saboroso) o caminho ainda está para ser vivido. O quanto nós, ao sermos donos e patrões de todas as ordens e demandas colocadas diariamente no nosso colo: escolhendo, decidindo, apostando; somos responsáveis pelo futuro e pelos frutos que serão colhidos posteriormente. Me fez ver que podemos dizer sim a nós mesmos, aos outros, às diversas formas que as oportunidades se apresentam. Que se pode ser mais, incansavelmente. Ele me ajudou a despertar sem sequer saber da importância que suas palavras ecoavam nas experiências contadas ali, naquele almoço rápido e sem pretensão nenhuma de ser eternizado.

“Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade. Porque amigo é a direção… É a base quando falta o chão.” 
- Machado de Assis.




Um comentário:

  1. Fiquei encantada como sempre com suas palavras , parece servir para todos nós em algum momento da vida , quero almoçar também com seu amigo . Bjs carinhosos Rogéria Amaral

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Será sempre bem-vindo (a)!