domingo, 14 de março de 2010

Sexualidade.

Encontro nesse tema uma boa didática para discussão de inúmeros assuntos, sejam eles: tabus, mitos, verdades e mentiras impostas pela sociedade, dúvidas na primeira relação sexual, possibilidade de engravidar, contração de doenças sexualmente transmissíveis (causas e conseqüências entre casais – o que envolve infidelidade, uso correto do preservativo, desinformação, entre vários outros pontos)...
A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque, atração por outras pessoas (de sexo oposto e/ou mesmo sexo) com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, é diretamente ligada e dependente de fatores genéticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um.
Começando pela realidade da saúde pública, sabe-se que: - O número de adolescentes e jovens que engravidam cedo é bastante alto; - O número de mulheres que não procuram um posto de saúde para atualizar a prevenção anual é preocupante; - A desinformação quanto a doenças, uso correto de preservativos e outros métodos contraceptivos ainda são uma interrogação para muitos casais;
E dentre os problemas vivenciados a dois, encontramos:
- Fatores biológicos e psicológicos como falta de intimidade com o próprio corpo e com o parceiro, dificuldade ou ausência de prazer, tabus, fatores religiosos, falta de informação, insegurança, medo de engravidar, traumas sexuais, baixa auto-estima, estresse, ansiedade, alterações neurológicas, e comportamentos sociais (dentre outros motivos).
Seguem links interessantes sobre:
- ABC da Saúde:
- Outras discurssões sobre o assunto: http://www.mulherdeclasse.com.br/sexo.htm
Seja qual for a sua visão íntima sobre o assunto, é interessante que se possa manter uma relação de compreensão e aceitação de sua própria sexualidade. O esclarecimento de dúvidas e a capacidade de se sentir vontade com seus desejos e sensações, colabora imensamente ao amadurecimento desta, o que gera sensação de conforto e evita conflitos internos provenientes de dúvidas e medos, gerando uma experiência positiva e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Será sempre bem-vindo (a)!